Menu fechado

Vol. 10, nº 03- 2022

Periodicidade: Bimestral

Nefrologia veterinária em Foco - volume 10, nº 03- 2022 - Editorial

A Medicina Veterinária na pandemia
O que mudou no mundo por conta da pandemia? Tudo! Você vai me responder. E na Medicina Veterinária então? Pois é, muita coisa mudou, umas para o bem outras para o mal, mas as mudanças foram tantas, que até a Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), lançou uma outra pesquisa no segmento pet e vet para sentir a temperatura de tais mudanças no perfil de tutores de animais de estimação. E essa pesquisa traz dados interessantes que gostaria de compartilhar com vocês. Uma delas, aponta que, felizmente, 66% dos tutores entrevistados procuraram mais e assistiram a mais lives relacionadas à saúde e ao bem-estar de seus pets. Eles tinham tiveram a preocupação de se informar se os pets poderiam ser afetados pela Covid-19, mostrando preocupação ao membro da família. Outro dado interessante, principalmente aos veterinários da área de felinos, é que 50% dos entrevistados que já tinham gatos de estimação disseram ter adotado ao menos um gato. Nos lares que já tinham ao menos um cão, esse aumento foi de 31 %. Já sobre os primeiros pets adquiridos na pandemia, 55% adquiriram só gatos, e 38% cães. Assim, podemos concluir que os felinos foram os pets que mais entraram na vida dos brasileiros nessa pandemia e, por isso, pode acelerar a penetração desse animal de estimação no país. Por fim, o otimismo dentro do segmento veterinário também é outro dado importante nessa pesquisa. Ela mostrou que há mais otimismo que pessimismo entre esses profissionais e que 29% dos veterinários que responderam à pesquisa, disseram que estão conseguindo recuperar a clientela pré-pandemia (principalmente no Norte e no Centro-Oeste do país). 19% afirmaram que falta pouco para restabelecer a clientela e 20 % dizem ainda sofrer as consequências da pandemia (principalmente no Sul). 11% disseram que nada mudou na pandemia (principalmente no Sudeste) e outros 18%, infelizmente, estão longe ainda de ter a mesma clientela de antes. Muitos outros dados estão disponíveis nessa pesquisa, que será assunto para muitas edições nas revistas da editora. Vale a pena dar uma checada nela na íntegra, caso ainda não tenha feito, pois é válido ter uma percepção dos caminhos que o mercado tem ido nessa fase tão particular que estamos vivendo.

Samia Malas
Jornalista responsável

Confira nesta edição:

Capa

Principais prostatopatias em cães

A próstata é a única glândula sexual acessória dos cães e tem como função a produção do fluido prostático que transporta e sustenta os espermatozoides no momento da ejaculação. Com o aumento da expectativa de vida dos cães, pode-se observar cada vez mais o aumento das doenças senis, dentre elas as prostatopatias.

Rotina Clínica

Principais desordens urinárias de felinos

Como o Enriquecimento ambiental atua de forma terapêutica nesta afecção, surgiu a Modificação Ambiental Multimodal, que engloba estratégias de enriquecimento ambiental

Planejamento

revista-medicina-veterinaria-em-foco-Na-crise,-desarme-se-ed-10-260x352

Na crise, desarme-se!

Ser mais flexível nesse momento de crise é essencial

Expediente

A Revista Nefrologia Veterinária em Foco é um periódico on-line de periodicidade mensal que objetiva divulgar material científico na especialidade de Nefrologia em animais. O seu conteúdo aborda os diversos métodos de exames, sendo este conteúdo selecionado e gerenciado por profissionais especializados, visando a publicação de informações que contribuam para divulgação inovações na área e promover educação continuada dos leitores. Após a avaliação dos revisores científicos, poderão ser aceitos para publicação trabalhos de pesquisa, relatos de casos e revisões de literatura na área. Acreditamos que este periódico possa ser uma ferramenta importante para o crescimento da especialidade de Nefrologia veterinária, disponibilizando constantes atualizações para nossos leitores.

Diretora: Natália Miranda
Jornalista responsável: Samia Malas – MTB: 46.656
REDAÇÃO:  Samia Malas (redacao.editora@gmail.com)
ARTE: Nayana Figueiredo
DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Suzana Oliveira Morgado
COMERCIAL: Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera –  19 98360-0517  – anuncie.editora47@gmail.com

CENTRAL DE ASSINANTES
Se você possui alguma dúvida, quer comunicar mudança de endereço, renovar assinatura ou comprar algum exemplar avulso, entre em contato com a nossa Central de Assinaturas. Se você ainda não é assinante da revista Medicina Veterinária em Foco, não perca a oportunidade! Novas assinaturas e atendimento ao assinante: Fone: (19) 3236-4622 www.medicinaveterinariaemfoco.com.br •contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br

O material publicado é de inteira responsabilidade do autor. O conhecimento e a experiência do profissional são fatores determinantes para o bom resultado na prescrição de qualquer conduta clínico-cirúrgica. Não podemos ser responsabilizados pelo abuso ou má aplicação do conhecimento compartilhado nessa revista. É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor. Os conteúdos dos anúncios publicados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.

A revista Medicina Veterinário em foco é uma publicação da Editora Top.Co. Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74 Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – 13105-000 Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622

Periodicidade: Bimestral
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-6455

Envio de artigos:

Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.