Menu fechado

Vol. 11, nº 03- 2022

Periodicidade: Bimestral

Nefrologia veterinária em Foco - volume 11, nº 03- 2022 - Editorial

Informação, conhecimento e retomada pós-pandemia
Eu trabalho com o mercado pet há 16 anos e neste tempo ajudei na organização de muitos eventos na área pet e vet. Atualmente, faço parte da comissão organizadora dos Congressos VetScience e tive que gerenciar a crise quando em 2020, faltando 20 dias para o evento, recebemos a notícia de que ele seria postergado por causa da Covid-19. Nestes dois anos foram vários aprendizados e novos conhecimentos adquiridos. Vimos eventos presenciais se tornarem on-lines, reuniões e aulas sendo feitas à distância. E para a nossa alegria dia 05, 06 e 07 de abril de 2022 pudemos realizar o nosso tão esperado e aguardado Congresso VetScience. Foi muito bom rever e conversar pessoalmente com profissionais incríveis. Mas aí você me pergunta: “qual a importância desse tipo de eventos para nós, médicos-veterinários?”. A medicina veterinária vai muito além do atendimento clínico. Estudos, pesquisas e atualizações dos conhecimentos e especialização são superimportantes para tratarmos e contribuirmos para o bem-estar animal. Os congressos servem também para discutir e apresentar novas pesquisas científicas e novos resultados sobre um tema central, fazendo com que novos tratamentos possibilitem uma melhor e maior qualidade de vida para o paciente. Além dos congressos, em 2022 tivemos mais uma edição do nosso Prêmio Científico, com premiação em dinheiro para os ganhadores, sendo assim, uma forma importante de trocar informações e ampliar a cultura e formação dos profissionais. A ciência e a medicina veterinária andam juntas, por isso, essa premiação foi muito importante para nós, pois através dela, estamos valorizando os pesquisadores. Todo conhecimento é importante para o tratamento dos animais, por isso, a importância de vocês médicos-veterinários investirem em cursos, palestras, revistas técnicas, tudo que possa melhorar e qualificar o seu trabalho. Estamos felizes com a retomada do nosso evento e com o apoio recebido de todos os profissionais que participaram dele. Os Congressos VetScience foram um Sucesso e tudo isso graças a vocês que sempre incentivaram o nosso trabalho. Nosso muito obrigada e que venham os Congressos de 2023!

Nayana Figueiredo
Designer na Agência Top.Co.

Confira nesta edição:

Capa

Infecção do trato urinário e bacteriúria subclínica em felinos

O sistema urinário dos animais domésticos é composto por 2 rins e 2 ureteres uma vesícula urinária e uretra. O sistema urinário trata-se de um ambiente estéril, tendo apenas como exceção a uretra distal, que apresenta uma microbiota residente (BERSANETI, 2006).

Rotina Clínica

Caracterização da doença renal no paciente felino

Os rins são órgãos que desempenham importantes funções no organismo como filtração do sangue e excreção de substâncias indesejadas, regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico, bem como regulação da osmolalidade, do volume de líquido circulante e da pressão arterial.

Planejamento

Revista-anestesia-emergencia-uti-veterinaria-em-foco-COVID-19-–-O-mundo-veterinário-antes,-durante-e-depois-260x352

COVID 19 – O mundo veterinário antes, durante e depois

Daqui para frente, tudo vai mudar e cada vez mais rápido

Expediente

A Revista Nefrologia Veterinária em Foco é um periódico on-line de periodicidade mensal que objetiva divulgar material científico na especialidade de Nefrologia em animais. O seu conteúdo aborda os diversos métodos de exames, sendo este conteúdo selecionado e gerenciado por profissionais especializados, visando a publicação de informações que contribuam para divulgação inovações na área e promover educação continuada dos leitores. Após a avaliação dos revisores científicos, poderão ser aceitos para publicação trabalhos de pesquisa, relatos de casos e revisões de literatura na área. Acreditamos que este periódico possa ser uma ferramenta importante para o crescimento da especialidade de Nefrologia veterinária, disponibilizando constantes atualizações para nossos leitores.

Diretora: Natália Miranda
Jornalista responsável: Samia Malas – MTB: 46.656
REDAÇÃO:  Samia Malas (redacao.editora@gmail.com)
ARTE: Nayana Figueiredo
DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Suzana Oliveira Morgado
COMERCIAL: Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera –  19 98360-0517  – anuncie.editora47@gmail.com

CENTRAL DE ASSINANTES
Se você possui alguma dúvida, quer comunicar mudança de endereço, renovar assinatura ou comprar algum exemplar avulso, entre em contato com a nossa Central de Assinaturas. Se você ainda não é assinante da revista Medicina Veterinária em Foco, não perca a oportunidade! Novas assinaturas e atendimento ao assinante: Fone: (19) 3236-4622 www.medicinaveterinariaemfoco.com.br •contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br

O material publicado é de inteira responsabilidade do autor. O conhecimento e a experiência do profissional são fatores determinantes para o bom resultado na prescrição de qualquer conduta clínico-cirúrgica. Não podemos ser responsabilizados pelo abuso ou má aplicação do conhecimento compartilhado nessa revista. É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor. Os conteúdos dos anúncios publicados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.

A revista Medicina Veterinário em foco é uma publicação da Editora Top.Co. Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74 Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – 13105-000 Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622

Periodicidade: Bimestral
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-6455

Envio de artigos:

Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.